O secretário de Segurança Urbana e Cidadania da Prefeitura de João Pessoa, João Almeida, afirmou nesta quarta-feira (18), que a participação dos condomínios na nova lei que permite a integração de câmeras privadas ao sistema de monitoramento da capital não é obrigatória. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Rede Verdade, do Sistema Arapuan de Comunicação.
Segundo o secretário, a legislação sancionada recentemente estabelece que a adesão é opcional. “Muito pelo contrário, ela é facultativa”, ressaltou. De acordo com ele, cabe a cada condomínio decidir se deseja ou não integrar suas câmeras ao sistema municipal. “O condomínio entra no sistema se ele quiser”, reforçou.
A nova lei autoriza que câmeras de condomínios residenciais e comerciais particulares sejam integradas ao sistema de monitoramento da Prefeitura de João Pessoa, ampliando a cobertura da vigilância urbana. O objetivo é fortalecer a segurança pública por meio do compartilhamento de imagens em tempo real, respeitando a decisão voluntária dos empreendimentos.
Durante a entrevista, João Almeida destacou ainda que, apesar de a participação não ser compulsória, a expectativa é de ampla adesão. “Acredito que todo mundo quer segurança”, finalizou.
PARAIBA.COM.BR



