A Unimed João Pessoa encerrou a segunda turma de Residência Médica. O programa é desenvolvido no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, disponibilizando as especialidades de Clínica Médica e Terapia Intensiva. Nessa quinta-feira (12), as médicas participantes apresentaram o trabalho de conclusão de curso e receberam os certificados.
O momento foi de emoção e gratidão das médicas concluintes, entre as quais está Maria Beatriz Abath, que finalizou a residência em Clínica Médica e se sente mais confiante e pronta para os novos desafios da carreira. “Fazer residência na Unimed João Pessoa foi um presente. Primeiramente, por estar em um local que me sinto acolhida e acompanhada por tantos profissionais que me espelho e que levo comigo como agir profissionalmente e eticamente com humanidade. Cheguei com as fragilidades próprias, de uma médica recém-formada, e saio com mais firmeza para realizar minha caminhada médica, agora na minha segunda residência”, disse.
Ao lado de Maria Beatriz, a médica Carina Caroline Barbosa de Lima Fernandes foi a outra concluinte em Residência Clínica. Já Sheyla Heim Augusto de Queiroz Camboim concluiu a Residência em Medicina Intensiva. As três apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso e receberam os certificados.
O diretor do Polo Educacional da Unimed João Pessoa, João Modesto Filho, que também representou o presidente da Cooperativa, Gualter Ramalho, destacou que o encerramento da residência não representa apenas um programa formativo, mas a consolidação de uma identidade profissional. “Representa a travessia de um período marcado por entrega, sacrifício, estudo contínuo, plantões exaustivos e decisões clínicas de alta complexidade”, disse.
RECONHECIDO PELO MEC
O programa de residência médica da Unimed João Pessoa é autorizado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Com os programas de Terapia Intensiva e Clínica Médica, a Residência tem por objetivo disseminar o conhecimento por meio de uma construção coletiva e valorização da educação, incentivando e promovendo oportunidades de desenvolvimento técnico-científico.
O coordenador do Comissão de Residência Médica da Unimed JP (Coreme), André Telis, reforçou que os programas também focam na humanização do cuidado na formação dos novos profissionais. “O residente aprende a ter mais segurança, tomar decisões e saber acolher as orientações, a ser resiliente e priorizar o seu aprendizado e crescimento profissional. Cada residente que aqui está entrou com um sonho e é gratificante saber que estamos contribuindo para a formação de profissionais de excelência”, frisou.
Por sua vez, a diretora Operacional do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, Yuzeth Brilhante, falou sobre a importância para o hospital em receber os dois programas de residência, colaborando, assim, para o desenvolvimento profissional dos médicos e assistência à população como um todo. “Estarmos concluindo mais uma turma de residentes, é a consolidação de um serviço que nasceu com o propósito e compromisso de excelência. Nosso hospital é referência em tantos procedimentos de alta complexidade e, temos certeza, de que o aprendizado gerado aqui será levado para os seus pacientes e projetos futuros”, acrescentou.
Também participaram da solenidade de encerramento da segunda turma de Residência Médica o presidente do Instituto Unimed João Pessoa, Fernando Florêncio, o membro da Academia Paraibana de Medicina (APMED), professor Paulo Germano Furtado, além de familiares dos formandos.
PARAIBA.COM.BR



